Transferência Interna

O aluno matriculado em um dos cursos da Universidade poderá solicitar transferência para outro curso, dentro dos prazos previstos no Calendário Escolar e condicionado ao oferecimento de vagas. É necessário também que o aluno tenha cumprido pelo menos um período letivo na PUC-Rio no momento da solicitação (pois a análise é feita considerando as informações dos períodos já cursados pelo aluno) e que tenha cumprido as exigências complementares estabelecidas pelo Departamento de destino. A solicitação da transferência interna deve ser feita através do sistema de Requerimentos Acadêmicos (o qual pode ser acessado com o número de usuário e senha do PUC Online).

Transferência interna para cursos do CTC

Alunos de outros cursos da Universidade que estejam interessados em transferir-se para um dos cursos do CTC devem obter aprovação em todas as disciplinas de um dos grupos abaixo listados:

Grupo 1 (currículo 0):

FIS1033 Mecânica Newtoniana
FIS1034 Laboratório de Mecânica Newtoniana
MAT1161 Cálculo a uma Variável

Grupo 2 (currículo 0 – turmas especiais):

FIS1043 Mecânica Newtoniana Especial
FIS1044 Laboratório de Mecânica Newtoniana Especial
MAT1181 Cálculo a uma Variável Especial

Grupo 3 (currículo 1):

FIS1025 Mecânica Newtoniana A
MAT1157 Cálculo a uma Variável A

Observação: As disciplinas listadas devem ser cursadas na PUC-Rio, antes da solicitação da Transferência Interna.



Troca de Habilitação

Alunos da Engenharia que queiram trocar de habilitação (por exemplo, da Engenharia Civil para a Engenharia Mecânica) não precisarão realizar um processo de transferência interna. A troca de habilitação pode ser solicitada diretamente no sistema de Requerimentos Acadêmicos, desde que sejam atendidos os prazos divulgados no Calendário Escolar.



Transferência Externa

Um aluno matriculado em outro estabelecimento nacional de ensino superior reconhecido ou em estabelecimento estrangeiro de igual nível (superior) podem solicitar transferência externa para a PUC-Rio. No caso da instituição de origem do candidato ser estrangeira, as transferências de “Community Colleges” ou “Colleges” de 2 anos não são considerados. A aceitação depende de uma série de exigências que podem ser encontradas nos links abaixo relacionados.

VEJA MAIS