Inscrições para o Programa de Mentoria 2021.2

O Programa, que teve início com os calouros ingressos em 2020.2, tem como objetivo acompanhar os estudantes a partir do primeiro período e ao longo de sua trajetória acadêmica, colaborando para que tenham uma experiência de qualidade na universidade.

A mentoria visa orientar e auxiliar no desenvolvimento social, acadêmico e profissional dos alunos mentorados, contando com  encontros em dupla (mentor e mentorado) e encontros periódicos com a Equipe do Serviço de Orientação Universitária – SOU-CTC, coordenadores de curso e aliados – profissionais do mercado.


Estrutura do programa

  • Durante o Ciclo Básico: foco no próprio aluno, seus potenciais, suas expectativas de formação e inserção profissional, atitude empreendedora e avaliação de competências (emocionais e sócio-relacionais). Orientações para construção da autonomia, auto responsabilização e ética.
  • Transição para o Ciclo Profissional: foco na trilha de formação dentro das ênfases do seu curso de graduação; eletivas,  projetos, domínio adicional, estágios etc.
  • Conclusão do Ciclo Profissional: reflexões e tendências sobre o mercado de trabalho.


Depoimentos de mentores

PROCESSO SELETIVO DOS MENTORES 2021.2

Este é um programa de participação voluntária, que contará como atividade complementar para os mentores, além de oferecer workshops e oficinas de capacitação, de acordo com o interesse do mentor. Cada mentor deverá ter disponibilidade para acompanhar até três alunos ao longo de todo o programa.

Estão convidados a participar do processo seletivo do Programa de Mentoria todos os alunos que cumprirem os seguintes pré-requisitos:

  • Ser aluno da Engenharia, Física, Matemática, Química ou Ciência da Computação
  • Ter CR preferencialmente maior ou igual a 6,0
  • Estar entre o terceiro e sexto período


Os alunos interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever de 09 a 25 de julho, preenchendo o formulário online e anexando a seguinte documentação:

  • Mini-currículo (em formato livre)
  • Carta de apresentação justificando seu interesse

Clique aqui para se inscrever




Saiba Mais



FAQ

  • Por que participar do programa?
    Como mentor: Porque você terá a chance de ajudar um aluno ao longo de sua trajetória acadêmica, o que pode ser muito gratificante; poder desenvolver algumas competências a partir da experiência e de workshops e oficinas oferecidas pelo SOU; receber 10 horas de atividades complementares por período; ampliar a rede de contatos com os coordenadores de curso e profissionais do mercado de trabalho; além de receber uma menção honrosa pela participação no programa, na sua formatura.
    Como mentorado: Porque você terá o suporte não apenas do seu mentor, como também de toda a equipe SOU-CTC e dos coordenadores de curso, acompanhando seu desenvolvimento na universidade, orientando e ajudando no que for preciso para que sua trajetória acadêmica e profissional seja a melhor possível.
  • O que o mentor faz?
    Acompanha o aluno mentorado ao longo de toda a sua trajetória acadêmica, mantendo contato frequente, compartilhando a própria experiência, orientando e auxiliando no desenvolvimento social, acadêmico e profissional dos seus mentorados. Além dos encontros mensais com os alunos, os mentores também participarão dos encontros gerais semestrais com a equipe SOU-CTC e os coordenadores de curso.
  • Quanto tempo o mentor precisa disponibilizar para o programa?
    Em média, 10 horas por semestre, que englobam os contatos com os mentorados, preenchimento do formulário online e as reuniões com a equipe SOU e coordenadores. Porém, na prática, este tempo pode variar conforme durarem os encontros entre mentor e mentorados!
  • Como funcionam os encontros entre mentor e mentorado?
    Sugerimos que os mentores e mentorados marquem encontros mensais, através de chamadas (de vídeo ou audio), e mantenham um canal aberto de comunicação frequente, para que o mentorado possa tirar dúvidas e pedir ajuda no que precisar.
  • E se o aluno mudar de habilitação?
    Como mentor: Ele deixará de ser mentor daqueles alunos de sua antiga habilitação, e passará a ser mentor de alunos de sua nova habilitação, quando houver demanda. Para os mentorados cujo mentor trocar de habilitação, será designado um novo mentor.
    Como mentorado: Ele deixará de ser mentorado por aquele mentor de sua antiga habilitação, e um mentor de sua nova habilitação lhe será designado.
  • E se o aluno sair do curso?
    Tanto como mentor quanto como mentorado, se o aluno sair do curso ele estará automaticamente fora do programa. Caso o mentor saia do curso e o mentorado permaneça, será designado um novo mentor para aquele aluno.
  • O mentor é também um monitor?
    Não. Cabe ao mentor orientar o aluno em suas questões acadêmicas - inclusive sugerindo sua participação nas monitorias e atendimentos dos professores. Não é função do mentor tirar dúvidas ou realizar exercícios referentes às disciplinas que o mentorado está cursando.
  • O aluno pode sair do programa a qualquer momento?
    Como mentor: idealmente, não. Ao ingressar no programa, o mentor se compromete a estar disponível até o final da sua graduação para o programa - a menos que ele saia do curso. Porém, entendemos que existem exceções e que é possível que isso aconteça; neste caso, para os alunos cujo mentor sair do programa, será designado um novo mentor.
    Como mentorado: sim. Entretanto, o aluno que desejar sair do programa deve comunicar ao mentor sobre sua saída, e não poderá, futuramente, retornar.
  • Até quando o calouro pode ingressar no programa?
    A preferência é que o calouro participe do programa já no começo das aulas, porém ele tem, como prazo final, até o último dia letivo de seu primeiro período na universidade.
  • O aluno pode ser mentor e mentorado ao mesmo tempo?
    Sim, os mentorados que estiverem cursando a partir do terceiro período podem se inscrever para serem mentores. Não há qualquer problema caso ele já esteja participando do programa como mentorado - muito pelo contrário, estimulamos que os alunos que estão tendo a experiência de serem mentorados, sejam mentores futuramente.
  • O que acontece quando o mentor se forma?
    Ele não participará mais formalmente do programa, passando a ser, informalmente, um aliado. Sugerimos que ele mantenha contato com o mentorado sempre que possível, compartilhando as experiências de recém formado e do mercado de trabalho, mas sem a necessidade de cumprir com as obrigações previstas no começo do programa.
  • Qual a proposta dos workshops e oficinas de capacitação que serão oferecidos aos mentores?
    O objetivo é capacitar os mentores de acordo com as competências que desejam desenvolver, sejam elas acadêmicas, profissionais e/ou sócio-emocionais, trazendo um diferencial para a formação do aluno e, consequentemente, para seu currículo.


Em caso de dúvida entre em contato conosco pelo email psicopedagoga@puc-rio.br ou pelo telefone 991598501