Nivelamento de Matemática

A estrutura do Nivelamento de Matemática foi criada em 2023 com a reforma curricular dos cursos do CTC. Tem como principais objetivos dar apoio aos calouros em tópicos básicos de Matemática e desenvolver a competência de aprendizado autônomo.

 

 

NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA - NÍVEL II

Obter o Nível II em Nivelamento de Matemática é pré-requisito para cursar as seguintes disciplinas dos currículos do CTC:
FIS4001 - Física I
MAT4161 - Cálculo a uma Variável
MAT4200 - Álgebra Linear I


Como obter o Nível II em Nivelamento de Matemática?

De acordo com seu desempenho no Vestibular ou ENEM, os calouros do CTC são inicialmente divididos em três grupos:

  • GRUPO I
    Aqueles que tenham obtido nota menor ou igual a 3.0 na prova de Matemática do Vestibular ou nota menor ou igual a 540 na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM (vale a nota da forma de ingresso na PUC-Rio) deverão cursar em seu primeiro período a disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I.
    Ao obter aprovação na disciplina MAT4001, o aluno receberá o Nível II em Nivelamento de Matemática.

  • GRUPO II
    Aqueles que tenham obtido nota entre 3.0 e 7.0 na prova de Matemática do Vestibular ou nota entre 540 e 870 na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM (vale a nota da forma de ingresso na PUC-Rio) deverão realizar o Teste de Conhecimentos de Matemática na primeira semana do período letivo.

    Dependendo de seu desempenho no Teste de Conhecimentos de Matemática, o aluno será classificado em um dos dois subgrupos a seguir:

    1) Aqueles que tiverem baixo desempenho no Teste de Conhecimentos de Matemática deverão cursar em em seu primeiro período a disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I, que já consta na sua grade de horários.
    Ao obter aprovação na disciplina MAT4001, o aluno receberá o Nível II em Nivelamento de Matemática.

    2) Aqueles que tiverem alto desempenho no Teste de Conhecimentos de Matemática não precisarão cursar a disciplina MAT4001 – Nivelamento de Matemática I, e estão dispensados de cumprir qualquer nivelamento de Matemática no primeiro período. Além disso, receberão automaticamente o Nível II em Nivelamento de Matemática.

 

  • GRUPO III
    Aqueles que tenham obtido nota maior ou igual a 7.0 na prova de Matemática do Vestibular ou nota maior ou igual a 870 na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM (vale a nota da forma de ingresso na PUC-Rio) não precisarão cursar a disciplina MAT4001 – Nivelamento de Matemática I, e estão dispensados de cumprir qualquer nivelamento de Matemática no primeiro período. Além disso, receberão automaticamente o Nível II em Nivelamento de Matemática.





NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA - NÍVEL III

Obter o Nível III em Nivelamento de Matemática é pré-requisito para cursar a seguinte disciplina dos currículos do CTC:
MAT4162 - Cálculo a Várias Variáveis I


Como obter o Nível III em Nivelamento de Matemática?

  • Receberá o Nível III em Nivelamento de Matemática o aluno que obtiver aprovação na disciplina MAT4161/MAT4181 - Cálculo a uma Variável em sua primeira oportunidade.
  • Caso o aluno não seja aprovado em primeira oportunidade na disciplina MAT4161/MAT4181 - Cálculo a uma Variável, só receberá o Nível III em Nivelamento de Matemática quando obtiver aprovação na disciplina MAT4002 - Nivelamento de Matemática II.


Observações:

  • Leia mais sobre Número de Oportunidades aqui.
  • Atenção! O aluno não aprovado em MAT4161 - Cálculo a uma Variável em sua primeira oportunidade só estará apto a cursar MAT4162 - Cálculo a Várias Variáveis I quando obtiver aprovação em duas disciplinas: MAT4002 - Nivelamento de Matemática II (para obter o Nível III em Nivelamento de Matemática) e MAT4161 - Cálculo a uma Variável.