PROCESSO SELETIVO DA EQUIPE RIOBOTZ 2024.1

Nosso laboratório é um espaço para os alunos de graduação aplicarem na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula e entrarem em contato com outras esferas do conhecimento no ramo da eletrônica, computação, mecânica, publicidade, marketing, design e captação de recursos. Por isso, convidamos alunos das diversas áreas do conhecimento para nos conhecer e vir fazer parte do nosso time.

NOSSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

• Autônomos: É responsável pelos projetos de robôs autônomos, como: humanóides, sumôs, solares, self-balancing e seguidores de linha.
  • Eletrônica: Área responsável pelo projeto da eletrônica de controle dos robôs. A eletrônica lida com dimensionamento, programação e implementação de controladores, baterias, sistemas de rádio e placas lógicas.
  • Mecânica: Área responsável pelo projeto mecânico do robô. Essa área lida com escolha de materiais, dimensionamento, fabricação e manutenção de diversos componentes mecânicos (eixos, chassi ecaixas de redução, por exemplo), utilizando softwares CAD/CAM e de elementos finitos, bem como máquinas e ferramentas de usinagem.
  • Gestão: Área responsável pela logística da equipe, auxiliando o Capitão. Suas tarefas incluem conseguir autorizações, planejamento financeiro, de viagens e de participação em eventos. Além de administrarem os patrocínios da equipe.
  • Comunicação e Marketing: Área responsável pela comunicação da equipe: redes sociais, site, cobertura de eventos, materiais de divulgação (banner, cartazes, flyers, videos…), contato com a assessoria de imprensa das mídias externas, produção audiovisual entre outras demais especialidades.

Etapas e Fases do Processo:

• Palestra de Abertura;
  • Workshops de Capacitação;
  • Prova Teórica;
  • Prova Prática (exclusiva aos candidatos de Autônomos, Eletrônica e Mecânica);
  • Desafios;
  • Entrevistas.

Após o término do período de inscrições (previsto para o dia 1 de setembro), todos os inscritos receberão um e-mail com as informações para participar da Palestra de Abertura (nossa segunda fase do processo). Ela é o nosso primeiro contato com os candidatos e servirá para apresentar e explicar um pouco da história da equipe, informações sobre o funcionamento da RioBotz e, é claro, entrar em mais detalhes sobre o Processo Seletivo. A presença em todas as etapas é obrigatória.

Para o período de capacitação, os coordenadores de cada área combinarão datas e horários presenciais para o contato com a equipe e o laboratório. Nesses workshops serão ensinados, com mais detalhes, vários elementos do nosso cotidiano e do que usamos. Tais aulas servirão para ensinar todas as competências necessárias para as próximas etapas e sua aprovação.

Partindo para a parte “prática”, cada área terá uma forma de avaliação e conteúdo específico. Mais detalhes sobre o que irá compor cada parte será disponibilizado e informado ao longo do processo seletivo e suas etapas.

Pré-requisitos:

Para fazer parte de uma equipe de competição da PUC-Rio, o CTC exige que o candidato satisfaça os seguintes pré-requisitos:

• Ser aluno de graduação ou pós-graduação da PUC-Rio;
  • Não estar em risco de jubilamento em nenhuma disciplina;
  • Não ter sido penalizado em comissão disciplinar nos últimos 12 meses;

Venha fazer parte da Equipe RioBotz! As inscrições do Processo Seletivo estão abertas do dia até 3/04!

Inscreva-se oficialmente pelo Sistema de Processo Seletivo clicando no botão azul ao fim desta página (onde se lê "CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER") e COMPLEMENTE sua inscrição através do nosso FORMULÁRIO.

DATAS IMPORTANTES

• Período de Inscrições: até 27 de março;
  • Palestra de Abertura: 27 de março a 2 de abril;
  • Período de Capacitação e Início dos Desafios: 3 a 14 de abril;
  • Prova Teórica: 18 de abril;
  • Prova Prática:  17 de abril;
  • Entrega dos Desafios: 22 de abril;
  • Apresentação dos Desafios: 23 e 24 de abril;
  • Entrevistas: 25 de abril;
  • Divulgação dos Aprovados: 26 de abril.

Se preferir, acesse o calendário do processo através do link, para melhor visualização e detalhamento.

AVISOS IMPORTANTES

Recomendamos a todos os candidatos que leiam o nosso tutorial (link), de preferência a versão mais recente de 2009 – em inglês. Atualmente, ele é o material mais completo disponível sobre o mundo do combate no qual estamos inseridos e, muito do conteúdo que será avaliado durante o processo seletivo está presente nele. Aos que preferirem, também existe uma versão em português (link), que se encontra desatualizada por ser de 2006.

Os workshops são ótimos momentos para aprender com a nossa equipe (que é o nosso principal objetivo). Por isso, todos os candidatos são bem-vindos em todos os workshops, independente da sua área de escolha. Reforçando que para os workshops que ocorrerão dentro do laboratório só participarão os candidatos que estiverem vestidos adequadamente com sapato fechado, blusa de algodão e calça.

Fique atento à caixa de e-mail de vocês para que estejam por dentro de todo o andamento e possíveis alterações. O contato por e-mail é o nosso principal meio de comunicação para lhe manter atualizado. Qualquer dúvida, basta nos escrever através do e-mail riobotz@puc-rio.br.

Clique aqui para se inscrever