PROCESSO SELETIVO DA ORGANIZAÇÃO SIENG 2022.1

Mesmo em meio a Pandemia, a SIEng não para! A Semana Integrada de Engenharia da PUC-Rio, mais conhecida como SIEng, é um evento que visa expandir a experiência dos alunos de engenharia da nossa universidade para além de apenas o que eles aprendem em sala de aula. Para esse fim, convidamos as mais diversas empresas para ministrarem palestras e workshops, apresentando novos projetos e conceitos para o aluno. O mais importante, porém, é: o evento é totalmente organizado por alunos, e queremos que você nos ajude nessa jornada!

Participando da organização da SIEng, você terá oportunidade de aprender e praticar habilidades além das que são ensinadas no seu curso, além de trabalhar em equipe e ter oportunidades de entrar em contato e fazer networking com empresas raramente acessíveis por outros meios.

Estão abertas vagas para:

• Marketing: é a equipe responsável por divulgar o evento, o que inclui não só adivulgação das atividades dentro do evento, mas também a divulgação da marca SIEng, e entender os interesses dos alunos. Os organizadores lidam com problemas relacionados ao engajamento dos alunos para com o evento, além da manutenção das redes, produção de conteúdo e melhorias para o evento. Além disso, também é responsável por toda a parte gráfica do evento, desde a produção dos brindes e camisas até os materiais digitais e físicos de divulgação (banners, cartazes, etc).
  • Comercial: é a equipe responsável por apresentar o evento para as empresas e manter o contato da SIEng com as mesmas para a realização das atividades e possíveis patrocínios. Os organizadores lidam com as negociações, sempre buscando atender as empresas da melhor forma, mas sempre visando o melhor para o aluno.
  • Infraestrutura: é a equipe que lida com as partes burocráticas com relação a termos de uso da imagem e dados dos alunos, além de reservar espaço físico na PUC. No evento online, a equipe fica também com a responsabilidade de ambientar os palestrantes à plataforma utilizada, garantir o acesso à atividade no site e aconfirmação das presenças para que os certificados sejam emitidos.
  • Gente e Gestão: é a equipe responsável por garantir que o trabalho seja bem feito e de forma saudável, sempre buscando alinhar a equipe aos valores da SIEng e propondo meios de desenvolver a equipe. Os organizadores lidam com a organização das reuniões, estrutura organizacional, transferência de conhecimento e acompanhamento das equipes.
  • Gestão de Projetos: é a equipe que estabelece uma conexão com todas as equipes, averiguando que o planejamento avance dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos e, por essa razão, garantindo que o evento aconteça. Além de ajudar as equipes com o cronograma geral do evento. Sendo assim, o organizador deve assegurar que o projeto fique dentro do escopo, do custo e do prazo acordados, monitorar o desenvolvimento das equipes, coordenar e gerenciar relações entre equipes, comunicar decisões e resultados.
  • Hackeng: é o Hackathon da SIEng. O Hackeng tem se tornado uma atividade tão relevante para os alunos e para nós, que o consideramos como um outro evento, juntamente com a SIEng. Os organizadores são responsáveis por desenvolver, estruturar e realizar uma maratona de 24 horas corridas. Na qual, a organização propõe um problema e as equipes trabalham em soluções para o mesmo. A equipe organizadora lida com todo o estudo relacionado a escolha do tema, e a escolha das possíveis empresas. Além de organizar e estruturar as palestras, mentorias, premiação, alimentação dos participantes, toda a estrutura física ou online do evento e executar/dirigir o evento.
  • Financeiro: Os organizadores lidam com a organização de toda a parte financeira: desenvolver soluções para geração de receita, gerenciar fluxo de caixa, levantar e priorizar custos, precificar produtos e serviços (+ negociação), gerenciar fornecedores (+ orçamento e compras), logística de entregas. Sendo assim, oorganizador deve buscar estudar sobre Organização Base Zero (OBZ), Gestão Financeira (análise, planejamento e controle das atividades financeiras, Precificação, Negociação, Rotina de Pagamentos e Excel.

Todos os alunos de graduação da PUC-Rio podem participar do processo seletivo. As inscrições estarão abertas de 07 de março até 18 de março. O aluno inscrito selecionado para a primeira etapa receberá mais informações por e-mail.

Para saber mais sobre a SIEng, acesse nossas redes sociais:
Website: http://www.sieng.ctc.puc-rio.br/
Facebook: https://www.facebook.com/siengpucrio/