Boas-vindas aos calouros do CTC - 2023.1

Prezado(a) calouro(a),

Seja muito bem-vindo(a) à PUC-Rio!

Nosso período letivo inicia-se na próxima sexta-feira, 03 de março, com o evento Meu Primeiro Dia na PUC. Neste dia, nossa equipe estará esperando por todos os calouros do CTC (Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química) no Ginásio da PUC-Rio, às 14h. Sua presença é muito importante!


Obs.: Para mais detalhes da programação do Meu Primeiro Dia na PUC, acesse o servidor do CTC no Discord



CURRÍCULOS E BLOCOS DE CALOUROS

Até 2022.2, de acordo com seu desempenho no Vestibular ou ENEM, os calouros do Ciclo Básico eram matriculados em um dos dois currículos vigentes (no currículo 1, o aluno cumpria, por exemplo, Cálculo a uma Variável A no primeiro período, e Cálculo a uma Variável B no segundo período; já o aluno de currículo 0 cumpria apenas Cálculo a uma Variável no primeiro período).

A partir de 2023.1, cada um dos cursos do CTC (Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química) possui currículo único. Ou seja, todos os calouros de um mesmo curso estarão matriculados em um mesmo currículo e cumprirão as mesmas disciplinas e grupos de optativas até a formatura.

Entretanto, para os calouros das Engenharias, o bloco de disciplinas a ser cursado no primeiro período depende de seu desempenho no Vestibular ou no ENEM. 

Os calouros das Engenharias que tenham satisfeito ao menos um dos dois critérios abaixo,

(1) Nota de Matemática do Vestibular maior ou igual a 6.5   e  Nota de Ciências do Vestibular maior ou igual a 6.8
ou
(2) Nota de Matemática e suas Tecnologias do ENEM maior ou igual a 870

foram matriculados no seguinte bloco de disciplinas:

CTC4001 - Instrumentação e Medição
CTC4002 - Modelagem e Programação
CTC4003 - Desenho Técnico e Geometria Analítica
EMP1310 - Comunicação e Trabalho em Equipe
ENG4010 - Projeto Integrado - Sustentabilidade
ENG4025 - Ciências Ambientais
MAT4181 - Cálculo a uma Variável Especial (disciplina equivalente a MAT4161 - Cálculo a uma Variável)


Já os calouros das Engenharias que não tenham satisfeito quaisquer dos critérios acima divulgados foram matriculados no seguinte bloco de disciplinas:

CRE1200 - O Humano e o Fenômeno Religioso
CTC4001 - Instrumentação e Medição
CTC4002 - Modelagem e Programação
CTC4003 - Desenho Técnico e Geometria Analítica
EMP1310 - Comunicação e Trabalho em Equipe
ENG4010 - Projeto Integrado - Sustentabilidade
ENG4025 - Ciências Ambientais

Ou seja, a única diferença entre os blocos são as disciplinas MAT4181 e CRE1200. O aluno matriculado em um bloco do primeiro tipo (dito especial) deve cursar CRE1200 em seu segundo período. O aluno matriculado em um bloco de segundo tipo (dito regular) deve cursar MAT4161 (disciplina equivalente a MAT4181) em seu segundo período. 

Atenção! Nas últimas semanas, para melhor acomodação dos alunos nas salas de aula, o Ciclo Básico alterou a inscrição em turmas de diversos calouros. Para verificar se seus horários de aula foram modificados e obter sua confirmação de matrícula atualizada, cadastre sua primeira senha no SAU - Sistema Acadêmico, acesse o sistema e clique em "Horários e Salas".


NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA

A partir de 2023.1, entra em vigor a estrutura do Nivelamento de Matemática, que visa não só dar apoio aos calouros em tópicos básicos de Matemática, mas também desenvolver a competência de aprendizado autônomo. O nivelamento será oferecido na forma de disciplina presencial (disciplina MAT4001) e também na forma de acompanhamento online (pela plataforma Moodle, com avaliações presenciais ao longo do semestre).



NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PRESENCIAL

  • Todos os calouros do CTC (Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática e Química) que, ao ingressarem na PUC-Rio, tenham obtido nota menor ou igual a 3.0 na prova de Matemática do Vestibular ou nota menor ou igual a 540 na prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM foram inscritos pelo Ciclo Básico na disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I (presencial, com dias e horários fixos). 

    Observação: Estes alunos estão dispensados da prova de nivelamento que ocorrerá no dia 07 de março, pois não cumprirão o Nivelamento de Matemática Online.

    Atenção! Para verificar se você foi inscrito na disciplina MAT4001 - Nivelamento de Matemática I, cadastre sua primeira senha no SAU - Sistema Acadêmico, acesse o sistema e clique em "Horários e Salas".

    A aprovação na disciplina MAT4001 confere 02 créditos de disciplinas eletivas aos alunos e, ainda mais importante, é um dos pré-requisitos para que o aluno se inscreva na disciplina MAT4161 - Cálculo a uma Variável em seu segundo período.




NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA ONLINE



  • Todos os calouros de Ciência da Computação, Física, Matemática e Química que, ao ingressarem na PUC-Rio, tenham obtido nota da prova de Matemática do Vestibular entre 3.0 e 7.0, ou nota da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM entre 540 e 870 realizarão obrigatoriamente uma prova de Nivelamento de Matemática no dia 07 de março, presencial, em horário e sala a serem divulgados em breve. De acordo com o desempenho do calouro nesta prova, será decidido se ele será ou não inscrito no Nivelamento de Matemática Online

    Observação: Obter o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online não confere créditos (por este não se tratar de uma disciplina), mas é um dos pré-requisitos para que o aluno se inscreva na disciplina MAT4161 - Cálculo a uma Variável em seu segundo período.

  • Os calouros de Ciência da Computação, Física, Matemática e Química que, ao ingressarem na PUC-Rio, tenham obtido nota da prova de Matemática do Vestibular maior ou igual a 7.0, ou nota da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM maior ou igual a 870 estão dispensados da prova de nivelamento, e obterão automaticamente o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online.

  • Todos os calouros das Engenharias que não tenham sido inscritos nas disciplinas MAT4001 - Nivelamento de Matemática I ou MAT4181 - Cálculo a uma Variável Especial realizarão obrigatoriamente uma prova de Nivelamento de Matemática no dia 07 de março, presencial, em horário e sala a serem divulgados em breve. De acordo com o desempenho do calouro nesta prova, será decidido se ele será ou não inscrito no Nivelamento de Matemática Online.

    Observação: Obter o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online não confere créditos (por este não se tratar de uma disciplina), mas é um dos pré-requisitos para que o aluno se inscreva na disciplina MAT4161 - Cálculo a uma Variável em seu segundo período.

  • Os calouros das Engenharias que tenham sido inscritos na disciplina MAT4181 - Cálculo a uma Variável Especial estão dispensados da prova de nivelamento, e obterão automaticamente o status "Cumprido" no Nivelamento de Matemática Online.



links úteis para calouros

  • Manual do Calouro (Informações sobre Mensalidades, Calendário acadêmico, Carteira de estudante, etc)

  • Criação de conta de email institucional
    Obs.: A criação da conta de email é recomendada, mas não obrigatória. Caso você queira redirecionar as mensagens desta conta de email institucional para outra conta pessoal, clique em Redirecionamento nesta página.

Importante! Mantenha sempre seu endereço de email e telefone atualizados no SAU.

  • Licenças de software:
    Office 365
    Matlab
    Maple (em breve -- aguarde instruções na primeira semana de aulas)

 


 

Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato com a equipe do Ciclo Básico do CTC:

Formulário de contato: Fale Conosco
E-mail: secretcb@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-1310/1311
WhatsApp: (21) 99286-1053
Discord (servidor CTC): https://discord.com/invite/mxBJTyM3az

Desejamos a todos e todas um excelente semestre!

Atenciosamente,
Equipe CB-CTC.